Veja abaixo, um pouco da história desse time que deixou saudades:
Alguém aqui já ouviu falar do Pima Futebol Clube? Talvez melhore se chamarmos o Pima de Grêmio Esportivo Novorizontino...
Pima FC foi o primeiro nome do Novorizontino, fundado em 1973 para disputar o campeonato amador de Catanduva, do qual foi bi-campeão 1974/75, se profissionalizou em 1976 e teve de mudar de nome para Grêmio Esportivo Novorizontino. As cores amarelo e preto eram relacionadas às cores da fábrica de sapatos Pima, e, o mascote, o Tigre do Vale, foi escolhido pois o Tigre também é amarelo e preto.
Um dos nomes mais importantes da história do Novorizontino foi Jorge Ismael de Biasi, que ficou na presidência do clube de 1977 a 1994. No seu comando o Novorizontino conquistou títulos e revelou grandes jogadores. Ele também construiu o estádio do clube, o Jorjão, que tinha capacidade para 16 mil torcedores, além de um centro de treinamento.
Diante dessa estrutura em 1988 o Novorizontino conquistava o seu primeiro grande feito, Campeão Paulista de Juniores de 1988, na foto do time campeão podemos ver alguns jogadores importantes como Márcio Santos, tetracampeão na Copa de 1994, Luis Carlos Goiano, se transferiria para o São Paulo depois de jogar no Novorizontino, e Maurício, goleiro campeão brasileiro pelo Corinthians em 1999.
Divulgação |
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior |
Utilizando alguns jogadores desse time campeão juniores de 1988 o Novorizontino fez a primeira “final caipira” no Campeonato Paulista de 1990 contra o Bragantino. A final inédita em São Paulo além de mostrar à força do interior do estado também se destacava pelos dois jovens treinadores que comandavam os times, Wanderley Luxemburgo, pelo Bragantino, e Nelsinho Batista, pelo Novorizontino. Os dois jogos da final terminaram em 1x1, a prorrogação no segundo jogo em 0x0, e o Bragantino por ter o direito do empate na final acabou-se sagrando Campeão Paulista de 1990.
Divulgação |
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior |
O time base usado por Nelsinho Batista, naquele campeonato era: Maurício; Odair, o He-Man, Fernando, Márcio Santos e Luís Carlos Goiano; Jerônimo, Tiãozinho, Édson, o Pezinho, e Róbson; Paulo Sérgio e Roberto Cearense. No banco o time tinha: Edmílson, Marcão, Barbosa, Flávio entre outros jogadores.
Após o vice-campeonato Paulista de 1990, o time ainda foi Campeão de Aspirantes e Campeão de Juniores em 1994, mesmo ano em que conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C. Porém foi em 1994, que o clube começou a ser administrado pela família Chedid, a mesma que administra o Bragantino, e começou a cair.
Em 1996 foi o último ano que o time disputou a 1ª Divisão do Paulista, foi o ano também em que o time desistiu de disputar a Série B do Brasileirão alegando falta de dinheiro. Na temporada de 1997 o clube investiu em jovens da região, e chegou a disputar o quadrangular final da Séria A2 do Paulistão. Porém em 1998, sem dinheiro, o clube terminou nas posições intermediárias e fez sua última exibição no profissionalismo perdendo para a Paraguaçuense fora de casa por 4x0. Em 1999, sem dinheiro, o clube não pagou as taxas para a Federação Paulista e teve seu fim no futebol profissional decretado.
Dados Complementares:
Nome Completo: Grêmio Esportivo Novorizontino
Data de Fundação: 11 de março de 1973
Mascote: Tigre do Vale
Principais Títulos: Campeão Brasileiro da Série C 1994, Campeão Paulista de Juniores 1988, Campeão Paulista de Aspirantes 1994, Campeão Paulista de Juniores 1994. Vice-Campeão Paulista de 1990, Vice-Campeão Paulista de Aspirantes 1993.
Principais Jogadores: Márcio Santos e Paulo Sérgio, campeões do mundo em 1994. Maurício, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1999. Luis Carlos Goiano, depois teve passagens pelo São Paulo, de Telê Santana, e Grêmio de Porto Alegre.
Outros Jogadores: Odair “He-Man”, se transferiu para o Palmeiras em 1990, Édson Pezinho, passagem pelo Corinthians, Helder e Alessandro, passagem pelo Santos.
0:
Postar um comentário